O crescimento dos pequenos pPartidos e a ascensão das alternativas conservadoras nas eleições municipais de 1988
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este trabalho constitui um primeiro momento de um dos produtos de um estudo mais amplo que venho desenvolvendo sobre comportamento político e crise de representação no Brasil contemporâneo. O artigo trata comparativamente as eleições de 1986 e 1988, procurando traçar a trajetória de ascensão e de decadência dos partidos políticos. Analisa o crescimento dos pequenos partidos e o aumento da preferência pelas agremiações conservadoras nos diversos estados do pais em 1988. Questiona a hipótese da simples "vitória" dos partidos de esquerda, mostrando a ocorrência de um amplo realinhamento eleitoral em direção a ambos os polos do espectro ideológico. Sugere que, em lugar de os dados traduzirem a histórica ausência de institucionalização do sistema partidário no Brasil, expressam, antes, a reorganização política da sociedade nos dias de hoje: mais complexa e diferenciada, mais mobilizada, e em busca de canais mais efetivos de representação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.