Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Texto Digital?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista Texto Digital estabelece as seguintes normas editoriais para o recebimento de originais de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas:


I - Das colaborações:


Os volumes contemplam as seguintes modalidades textuais:


Artigos
Dossiê Temático
Entrevistas
Resenhas

- Os textos poderão ser apresentados em português, espanhol, catalão, inglês, francês e italiano. Os textos apresentados em língua portuguesa devem estar em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico.

- A revista recebe artigos preferencialmente inéditos, de caráter opinativo e científico, fundamentados em pesquisas e/ou relatos de experiências. Em caso de textos já publicados, é necessário que o autor indique as publicações anteriores em "Comentários ao Editor", quando da submissão.

- As colaborações para análise deverão ser, obrigatoriamente, remetidas por meio da plataforma SEER, ou seja, o autor deve se cadastrar na revista como usuário;

- As colaborações enviadas para análise não devem conter dados relativos à autoria do texto. Tais dados devem ser cadastrados no formulário de submissão.

- As colaborações que não respeitarem este procedimento, bem como as normas que abaixo seguem, não serão submetidas para análise do Conselho Consultivo.

As colaborações recebidas serão submetidas à apreciação às cegas de, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo, dentro de suas especialidades. Todos os integrantes do Conselho Consultivo são externos à revista e gozam de total liberdade no que concerne às suas decisões.

- Tanto as colaborações recusadas quanto as aceitas serão comunicadas, sob a forma de anonimato dos pares avaliadores e via imeio, aos autores.

- O Conselho Consultivo da revista e a Equipe Editorial reserva-se ao direito de não comentar os motivos nos casos de recusa.

- A Equipe Editorial reserva-se, também, ao direito de devolver originais, quando necessário, para correções ou modificações de ordem temática e/ou formal.

- As resenhas submetidas devem versar a respeito de livros publicados recentemente e que estabeleçam relação com o Foco e Escopo da revista. Consideram-se recentes livros publicados há, no máximo, dois anos para editoras nacionais. No caso de editoras estrangeiras, livros publicados há, no máximo, três anos.

 

II - Dos autores:

 

O autor do texto se enquadra em uma dessas categorias:

a. Possui título de Doutor;
b. Está cursando Doutorado;
c. Assina o texto em coautoria com alguém que possua de título de Doutor, de preferência seu/sua orientador(a) ou co-orientador(a).

Cada autor só poderá submeter 1 (um) único artigo por edição, inclusive em caso de coautoria.

Autores que tiveram artigos publicados na Texto Digital terão de esperar o período equivalente a 2 (duas) edições, a contar da edição posterior  àquela na qual foi publicado seu artigo, para publicarem novamente na revista.

 

III - Das dimensões do texto:


Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões que permitam ser inseridos nas seguintes seções:


a - Artigos - Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...) destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados.


b – Dossiê Temático: Texto (artigo ou ensaio) resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...) destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados dentro do tema especificado do dossiê em pauta. Ver em Notícias o dossiê em pauta para o número que será publicado.


c – Entrevistas:  Texto que transcreva uma entrevista sobre um tema adequado ao foco e escopo da revista e aos estudos literários.


d – Resenhas:  Texto que apresente uma apreciação crítica de livros publicados nos últimos dois anos, no caso de publicações nacionais, e de três anos no caso de publicações estrangeiras. O autor da resenha deve desenvolver uma apreciação crítica, ressaltando pontos fortes e fracos, a contribuição para o campo do conhecimento no qual a obra se situa - máximo 04 laudas.

 

IV - Aspectos formais:


Os textos em língua portuguesa deverão ser redigidos conforme normas de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR 6022 de maio de 2003. Poderão estar formatados em .doc ou .docx. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração:


Margens superior e esquerda: 3 cm;

Margens inferior e direita: 2,5 cm;

Formato de papel: A4;

Fonte: Arial, corpo 12;

Espaço 1,5 cm;

Alinhamento justificado;

Parágrafo: sem adentramento de parágrafo e uma linha entre eles;

Não estabelecemos limites de páginas para os artigos;

 

A apresentação dos artigos deverá obedecer a seguinte ordem:


Elementos pré-textuais


- Título em caixa alta, centralizado em negrito;

- Resumo do texto (entre 100 e 250 palavras) e palavras-chave (máximo cinco), separadas por ponto, fonte Arial, corpo 10, na língua do texto;

Importante: As colaborações enviadas para análise não deverão conter dados relativos à autoria do texto. Tais dados serão cadastrados no próprio formulário de submissão.

 

Elementos textuais


- Constituído em partes, os subtítulos devem iniciar com maiúsculas, sem recuo, em negrito; Ex: Poesia e prosa: diferenças e similaridades

- Um espaço duplo entre as citações e o texto;

- As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica. O formato do arquivo de imagem deverá ser jpg. As imagens deverão ser identificadas, com título ou legenda abaixo da imagem (fonte Arial, corpo 10) e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.);

- As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações: a) sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta  (Ex: SILVA, 1992, p. 3-23), para citação direta;  e b) sobrenome do autor em caixa alta e o ano da publicação entre parênteses, para citação indireta.


- Se a citação direta tiver mais de 3 linhas, deve vir separada do parágrafo, com recuo à esquerda de 4 cm, fonte Arial 10 e espaçamento entrelinhas simples.


- Notas de rodapé deverão estar ao final de cada página em fonte Arial, corpo 10.


- Para ênfase ou destaque, deve-se usar o negrito, reservando-se o itálico para títulos de obras, palavras ou expressões em outros idiomas citadas no texto.

  

Elementos pós-textuais

Seguir esta sequência:

1. Título do artigo em inglês (e em Português, para artigos em outros idiomas), centralizado, caixa alta, sem negrito;

2. Resumo em inglês (Abstract) e palavras-chave (Keywords), separadas por ponto, fonte Arial, corpo 10 (e em Português, para artigos em outros idiomas); Atenção: é expressamente importante que os textos em outra língua sejam revisados por profissionais habilitados.

3. Referências – deverão ser apresentadas ao final do texto, obedecendo as normas da ABNT (NBR-6023), por exemplo:


Livro: sobrenome do autor, nome. Título do livro (itálico), local de publicação: editora, data.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


Artigo: sobrenome do autor, nome do autor. Título do artigo, nome do periódico (itálico), local de publicação, editora ou entidade responsável pela publicação, volume, número do periódico, números inicial e final das páginas do artigo, data.

COSTA, A. F. C. Estrutura da produção editorial dos periódicos biomédicos brasileiros. Trans-in-formação, Campinas, v. 1, n.1, p. 81-104, jan./abr. 1989.

 

Sobre as Resenhas:


- A apresentação das resenhas deve seguir os mesmos elementos quanto aos aspectos formais e elementos textuais e não é necessário resumo;

- As resenhas deverão ter no máximo 4 laudas, apresentando na primeira página a referência bibliográfica da obra em apreço, seguido do nome do autor da resenha.


Sobre as Entrevistas:


- A apresentação das entrevistas seguem os mesmos elementos quanto aos aspectos formais, não é necessário resumo.

 

Os conteúdos dos trabalhos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, que cedem seus direitos autorais à revista Texto Digital para a publicação.


TEXTOS SUBMETIDOS À PUBLICAÇÃO QUE ESTEJAM SEM REVISÃO GRAMATICAL/ORTOGRÁFICA E/OU FORA DAS DIRETRIZES ACIMA SERÃO AUTOMATICAMENTE DESCONSIDERADOS.

Faça o download deste arquivo e formate seu documento.


Prazos: o prazo para submissões em aberto fica disponível no item Notícias da revista. Para a edição de julho, serão aceitos artigos até meados de maio. Para a edição de dezembro, serão aceitos artigos até meados de outubro.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A Comissão Editorial da revista foi informada caso esta contribuição não seja original e inédita,
  2. O texto submetido encontra-se formatado conforme as diretrizes da revista e todos os endereços de páginas da internete (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre, da Revista.
  4. Os dados referentes a autoria do texto não se encontram expressos no texto, constando somente na secção Metadados (Passo 3) deste formulário.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
  3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.