Dossiê: Literatura digital na América Latina

2025-06-05

O fortalecimento de redes de colaboração é especialmente importante em áreas em consolidação, como é o caso dos estudos de literatura digital. Estão ainda por se definir com mais precisão o escopo de obras abrangidas por essa nomenclatura, bem como sua  metalinguagem teórica e os procedimentos críticos de avaliação de sua produção, bem como as dinâmicas dos sistemas literários impactados pela digitalidade. Além disso, questões relacionadas ao mapeamento, à documentação e à preservação das obras e a sua circulação e leitura em contexto educacional se impõem como urgentes e imprescindíveis à própria consolidação do campo.

Grande parte dos referenciais teóricos e conceituais sobre literatura digital ainda é oriunda de instituições do Norte Global, como a Electronic Literature Organization, sediada nos Estados Unidos, cujas categorias críticas e metodologias de análise refletem contextos de produção, circulação e recepção profundamente marcados por realidades socioeconômicas, tecnológicas e culturais distintas daquelas por nós vividas.

É preciso, portanto, fortalecer redes de pesquisa e colaboração no Brasil e na América Latina que permitam pensar a literatura digital a partir de uma perspectiva situada e crítica, ancorada nas condições materiais e simbólicas da periferia do tecnocapitalismo. As agendas temáticas, as formas de experimentação estética e os modos de apropriação tecnológica que caracterizam as práticas literárias digitais no Sul Global não apenas divergem, mas frequentemente colidem com as narrativas hegemônicas. Além disso, os recursos disponíveis — sejam eles de hardware, software ou infraestrutura de rede — impõem limites e abrem possibilidades que exigem reflexão própria, não derivativa. Diante desse contexto, esta chamada para o volume 21, n. 2 (dez. 2025) da Revista Texto Digital pretende reunir trabalhos de pesquisadores, estudantes, criadores e interessados no/do Brasil e na/da América Latina que discutam a literatura digital produzida na região.  Esperamos receber trabalhos que tratem das especificidades da produção, da circulação, da leitura, da crítica, da preservação e do ensino da literatura digital no Brasil e em países latino-americanos, além de outras temáticas relacionadas.

Editores-convidados: 

Profa. Dra. Andréa Catrópa (Universidade Anhembi-Morumbi)
Profa. Dra. Rejane Rocha (Universidade Federal de São Carlos)
Prof. Dr. Vinícius Carvalho Pereira (Universidade Federal do Mato Grosso)

Data-limite de recepção das submissões: 30/09/2025
Data prevista de publicação do volume: dezembro de 2025

Artigos aceitos em português, espanhol e inglês.