Palavralada
Palavras-chave:
Palavralada, Jogo poético, Criação digitalResumo
"Palavralada" é um jogo poético interativo em que a fisicalidade virtual das palavras, sons e imagens são investigadas como significados e formas. Nesse amplo ambiente imersivo estão dispostas letras tridimensionais que formam blocos poéticos que podem ser ativados pelo leitor/jogador, alterando suas cores, formas, dinâmicas e sons. Criado por Arthur Moura Campos em parceria com a DIVE realities, "palavralada" é a continuidade de uma pesquisa sobre poesia em plataformas tridimensionais interativas. O trabalho — que oferece tradução em libras e pode ser acessado por computador, celular e/ou óculos de realidade virtual — conta a história desse universo singular em que tudo é construído por palavras: “Essa terra não foi descoberta, foi inventada/ Na antimatéria dessa massa imaginária/ Várias letras já existiam antes do tudonada”. A vida nesse ambiente era marcada pelo movimento das letras, mas foi congelada por uma “nuvem-nave” que imobilizou essa pulsão e deteve o fluxo vital. O jogador deve ajudar a “despertar esses cacos perdidos” e a retomar a energia que ainda persiste nesse mundo, embora dispersa. Assim que adentramos a atmosfera desse espaço, nos deparamos com uma plataforma que flutua em um cenário rodeado por cinco arquiteturas diferentes e com missões particulares. Em cores, sons e formas próprias, cada uma das cinco sílabas de palavralada nomeia as tarefas que compõem a experiência.
Acesse a criação digital em: https://www.amc.art.br/palavralada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arthur Moura Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.