Referenciação e interação em blogs
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2008v4n2p63Resumo
Neste artigo, analisamos os diários on line ou blogs com o objetivo de verificar como se constitui nesse espaço de escrita digital o processo de referenciação constituído por meio de expressões nominais. Para a análise pretendida, selecionamos, aleatoriamente, blogs produzidos no contexto empresarial e verificamos, nos comentários dos leitores, as expressões nominais utilizadas com a função de retomar referentes construídos na mensagem postada pelo escritor/blogueiro. Os resultados revelaram que os leitores/comentaristas retomam referentes introduzidos na mensagem postada pelo blogueiro e os mantêm ativados no texto, garantindo não só a manutenção temática, como também a progressão do texto/discurso, por meio das formas nominais referenciais que utilizam. A pesquisa reforçao postulado segundo o qual a referenciação é uma atividade discursiva com relevante papel na organização do texto, de modo a contribuir, efetivamente, para a interação e produçãode sentido.Downloads
Publicado
2010-07-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.