Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso

Autores

  • Carla Vasques UNISUL/Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL
  • Nacim Miguel Francisco Júnior Facierc - Faculdades de Ciências Econômicas da Região Carbonífera

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2010v6n1p3

Resumo

O presente trabalho tem por tema a Robótica e os processos educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da implantação de um Laboratório de Robótica Educacional em uma escola da rede particular de Tubarão/SC. Como referenciais teórico-conceituais têm-se o construtivismo e o construcionismo. Defende-se a Robótica como um recurso bilateral, capaz de auxiliar ao aluno e ao professor. Contudo, tais possibilidades não são inerentes à tecnologia. A manipulação de um objeto não permite a tomada de consciência das suas características e propriedades,  tampouco desenvolve a criticidade e a capacidade de reflexão. Para tanto, são primordiais a discussão, o diálogo da tecnologia com a sala de aula, a intervenção de um professor que interpreta, instiga e contextualiza. São processos que, para serem acionados, dependem também (e sobretudo) das políticas públicas, das propostas de formação, da gestão escolar, da qualificação dos espaços escolares.

Biografia do Autor

Carla Vasques, UNISUL/Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL

Doutora em Educação pela UFRGS.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado
em Educação – da UNISUL/Universidade do Sul de Santa Catarina.

Nacim Miguel Francisco Júnior, Facierc - Faculdades de Ciências Econômicas da Região Carbonífera

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina.
Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Facierc - Faculdades de Ciências Econômicas da Região Carbonífera.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Dossiê