Conceito material de "texto digital": um ensaio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2009v5n2p159Resumo
A circulação da escrita no ambiente digital renova a relevância de algumas das tarefas tradicionais da crítica textual – em particular, a tarefa de refletir conceitualmente sobre as cadeias de difusão dos textos. Este artigo explora os desafios assim colocados para o campo, partindo para isso de uma reflexão sobre a natureza material do texto digital. Irei sugerir que a característica diferenciadora do texto digital, nesta perspectiva puramente material, é a inclusão de uma etapa de processamento artificial da linguagem na sua cadeia de difusão. Esta etapa singulariza o texto digital e determina suas condições de produção e transmissão, tornando-o um objeto teórico singular para a crítica textual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.