Aspectos quânticos do ciberespaço
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2009v5n2p206Resumo
Alguns pressupostos epistemológicos da teoria quântica na sua abordagem do mundo natural virtualidade/actualidade, interacção observador/observado, imprevisibilidade e causalidade estatística, dualidade unitária das partículas, noção de informação, etc.) aproximam se surpreendentemente das propriedades manifestas pelas novas textualidades digitais, nascidas com a era do computador, e aqui designadas genericamente como “cibertexto”. É propósito deste artigo ensaiar uma aproximação entre o modelo quântico e o modelo semiótico, não tanto para revelar uma simples homologia, mas antes para sugerir uma visão unitária subjacente à abordagem dos vários níveis de realidade (matérica, biológica, mental, cultural e espiritual). Essa aproximação entre a visão quântica da matéria e o cibertexto centraliza-se terminalmente na unificação triádica dos conceitos matéria/energia/informação com os conceitos fulcrais do triângulo semiótico: significante/significado/sentido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.