Apontamentos para uma reflexão sobre a função social das tecnologias no processo educativo

Liliana Passerino

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2010v6n1p58

De forma direta ou indireta a tecnologia está adentrando nos espaços educativos. Essa ampliação tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas no âmbito do uso das TIC na educação que tentam evidenciar os benefícios do uso dessas tecnologias na escola. Porém, a complexidade do processo de aprendizagem humano aliado à diversidade das instituições sociais e as formas de organização e práticas culturais que emergem no processo de inserção das TIC apresentam resultados inconclusivos em termos de “eficiência” escolar. Apresentamos neste artigo algumas pesquisas que mostram a relação de tecnologias e desenvolvimento apontando principalmente para as diferentes funções sociais das TIC na educação. Nosso objetivo é compreender o entrelaçamento existente entre tecnologia e processo educativo, partindo da premissa inicial que as tecnologias são instrumentos de pensamentos que inserem-se no processo educativo em função de suas características, funcionalidades e das práticas culturais que enquanto grupo social desenvolvemos com elas.


Palavras-chave


Tecnologia; Função social; Processo educativo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2010v6n1p58



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Texto DigitalUniversidade Federal de Santa CatarinaFlorianópolisSanta Catarina, Brasil. ISSNe 1807-9288

 

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