O sujeito-criança na rede eletrônica: movimentos de sentidos

Autores

  • Ludmila Ferrarezi Universidade de São Paulo
  • Cynara Maria Andrade Telles Universidade Federal de São Carlos
  • Daniela Giorgenon Universidade de São Paulo
  • Juliana Christina Rezende de Souza Universidade de São Paulo
  • Soraya Maria Romano Pacífico Universidade de São Paulo
  • Lucília Maria Sousa Romão Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2011v7n1p13

Resumo

Nesse trabalho iremos abordar algumas questões acerca da rede eletrônica, sua estrutura e os movimentos do sujeito-navegador; em seguida, apresentaremos alguns conceitos-chave da Análise do Discurso de filiação francesa para depois empreendermos nosso trabalho de análise do corpus, que coletamos on-line e selecionamos em blogs dispostos na rede eletrônica por sujeitos moradores do Complexo Maré e também por algumas crianças, buscando compreender como se constituem os sentidos de criança, dados pela memória e as condições de produção do dizer veiculado nesses blogs.

Biografia do Autor

Ludmila Ferrarezi, Universidade de São Paulo

Doutoranda e Mestre em Ciências, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Bacharel em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia pela mesma instituição. É membro do GEL, do grupo de pesquisa "Discurso e Memória: nos movimentos do sujeito", cadastrado no CNPQ e do E-L@DIS (Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos), financiado pela FAPESP.

Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Graduação em Pedagogia e da Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Lucília Maria Sousa Romão, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e da Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP) e da Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2011-07-14

Edição

Seção

Artigos