Haikai - Uma Experiência com Análise de Sistemas

Autores

  • Paulo de Tarso Cabrini Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Campos do Jordão.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2012v8n1p4

Resumo

O presente artigo procura mostrar, por um viés, às vezes, literário, uma experiência conduzida em sala de aula, no IFSP Campos do Jordão. A experiência se dá no contexto de um curso de Análise de Sistemas de Informação. Primeiramente, procuramos demonstrar que a literatura, ou a ficção, é uma necessidade básica do homem, constantemente satisfeita, mas constantemente frustrada, também, quando o homem penetra nos domínios da cultura letrada. Paradoxalmente. Em seguida, colocamos o problema de tratar a literatura de ficção e a poesia, dentro de um curso voltado a questões técnicas e mecânicas, como necessário à fixação dos alcances da língua e como necessário ao conhecimento dos limites da imaginação, o que é fundamental, para todos os profissionais, de quaisquer áreas. Num terceiro momento, explico como inseri o estudo da poesia no contexto da Análise de Sistemas, não propriamente na delimitação dos Sistemas de Informação, mas num sentido geral de “Sistemas”. Cinco poemas são apresentados, como exemplo, e, ao final, demonstro como os alunos lidaram com a análise de um poema, por si mesmos, sem a ajuda do professor.

Biografia do Autor

Paulo de Tarso Cabrini Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Campos do Jordão.

Professor de Inglês Técnico e Comunicação e Expressão para o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Edição

Seção

Artigos