Percursos da Leitura entre a Página e a Tela: uma Multiplicidade de Sentidos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2012v8n1p55Resumo
Este artigo, ao traçar um esboço das práticas sociais de leitura, propõe uma discussão sobre as condições de produção e recepção do texto digital. Para isso, focaliza a relação estabelecida entre o leitor e o texto nas experiências de leitura analógica e digital, avaliando suas especificidades diante a materialidade do texto e de sua configuração, em cada um desses suportes. Considera as múltiplas construções de sentido possíveis ao leitor em contato com o texto, tendo em vista a maneira como ele apreende o texto impresso e de como isso se altera quando se trata do texto em suporte digital, uma vez que, nesse caso, a interligação texto e leitor é mediada por tecnologias que favorecem a convergência de mídias, além de intensificar a experiência de interação do leitor com o texto e a interface.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.