A (des)construção dos dizeres sobre a Amazônia nas enciclopédias de conteúdo colaborativo na web

Autores

  • Lucília Maria Sousa Romão Universidade de São Paulo
  • Thaís Harumi Manfré Yado Universidade Federal de São Carlos
  • Vivian Lemes Moreira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2012v8n2p83

Palavras-chave:

Sujeito, Sentido, Enciclopédia, Conteúdo colaborativo, Amazônia

Resumo

Este artigo tem como intento refletir, a partir da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, a inscrição dos saberes e os efeitos de sentidos sobre o significante “Amazônia”, instalado pelos sujeitos-navegadores nas enciclopédias de conteúdo colaborativo, a Wikipédia e Desciclopédia, no ambiente da Web 2.0. Investigaremos as condições de produção do discurso através da escrita coletiva na rede e as marcas ideológicas deixadas pelos sujeitos nas enciclopédias online. Discutiremos também, o confronto de sentidos instalados na Desciclopédia, sob a forma de desconstrução dos “moldes tradicionais” de funcionamento de uma enciclopédia, com o discurso próximo à paródia e ao non-sense. Assim, buscamos refletir sobre como se dá o processo de constituição, produção e circulação de discursos de/sobre a construção coletiva de uma enciclopédia.

Biografia do Autor

Lucília Maria Sousa Romão, Universidade de São Paulo

Livre-Docente em Ciências da Informação e da Documentação; Profa do Curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ambos da FFCLRP/USP. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCAR. Coordenadora do E-l@dis - Laboratório discursivo, sujeitos e sentidos em movimento (FAPESP). Bolsista CNPQ

Thaís Harumi Manfré Yado, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Ciências da Informação e Documentação pela FFCLRP/USP. Mestre em Ciências, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora do E-l@dis - Laboratório Discursivo, sujeitos e sentidos em movimento. FFCLRP/USP. (FAPESP)

Vivian Lemes Moreira, Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências da Informação e Documentação pela FFCLRP/USP. Mestre em Ciências pelo Departamento de Psicologia da FFCLRP/USP. Pesquisadora do E-l@dis - Laboratório Discursivo, sujeitos e sentidos em movimento. FFCLRP/USP. (FAPESP)

Downloads

Publicado

2012-12-14

Edição

Seção

Artigos