O poema como um diagrama aberto: a poesia gráfico-digital de André Vallias
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n1p150Resumo
O poeta André Vallias configura-se como um dos nomes pioneiros da poesia digital. Em 1991, foi curador, juntamente com Friedrich Block, da “Primeira Mostra Internacional de Poesia Digital”, a P0es1s, e publicou poemas multimídias e hipermídias em sites e antologias nacionais e internacionais. Em um artigo intitulado “Nous n’avons pas compris Descartes”, Vallias define uma concepção de poema que guiará a sua primeira série de poemas digitais – poemas gráficos, poemas-diagramas –, e retomada nas suas produções multimídia e hipermídia subsequentes. Trata-se da visão do poema como um “diagrama aberto”, um poema que se constrói a partir de uma interrelação de códigos, liberto da predominância do signo verbal, dotados de intermidialidade. Este artigo propõe uma interpretação de três poemas desta primeira série, desenvolvidos através do software de desenho AutoCAD e posteriormente remediados para a interface da Web. As interpretações visam, em primeiro lugar, iluminar alguns dos possíveis sentidos desenvolvidos pelos poemas; e, em segundo, apontar a relação que os poemas estabelecem, por suas características, com aspectos da poética digital como um todo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.