Promovendo marcas, destruindo auras: a incorporação da obra de arte pela publicidade

Autores

  • Sergio Marilson Kulak Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n2p162

Resumo

O presente ensaio ressalta a violação aurática da obra de arte em função da promoção de marcas em publicidade, ilustrando-a por meio de diferentes releituras de obras artísticas exercidas no cenário propagandístico. Para tanto, são analisados anúncios publicitários impressos, tanto nacionais quanto estrangeiros, veiculados durante a última década. A abordagem teórica foi elaborada por meio de pesquisa em livros e periódicos que trazem estudos acerca dos conceitos auráticos segundo Walter Benjamin e do dialogismo dado entre propaganda e arte.

Biografia do Autor

Sergio Marilson Kulak, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando em comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Brasil. Bacharel em publicidade e propaganda pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2013-12-10

Edição

Seção

Dossiê Temático