A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas redes sociais pelos universitários brasileiros

Autores

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Aline Moraes Lopes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Patrick Medeiros de Jesus Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2014v10n1p4

Palavras-chave:

Geração Internet, Redes Sociais, Tecnologia Digital da Informação, Comunicação, Universitários Brasileiros

Resumo

Este estudo procurou verificar a utilização das redes sociais pelos universitários brasileiros, considerados pertencentes à Geração Internet (GI), bem como traçar o perfil desta geração quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Assim, foi realizada uma pesquisa descritiva, utilizando a técnica de coleta de dados através de um sistema informatizado pela web. Participaram 928 alunos de diferentes cursos de graduação de todo Brasil, contemplando as grandes áreas do conhecimento. O instrumento usado foi um questionário investigativo, com um link codificado para a pesquisa enviado diretamente aos e-mails dos alunos. Os resultados revelam que as redes sociais são o modus operandi da GI. A maior parte desses indivíduos utiliza pelo menos duas redes sociais e com uma freqüência diária de atividades acadêmicas, de lazer e para o trabalho. Estar conectado é uma condição essencial para a Geração Internet. A participação em questões políticas e engajamento cívico e social dos pertencentes a esta geração no Brasil é ainda pequena, quando comparada às possibilidades oferecidas pelas TDICs presentes nas redes sociais.

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é diretora administrativa financeira da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e professora do mestrado em Educação tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino e aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.

Aline Moraes Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.Possui Pós-graduação Lato Sensu em História e Cultura Afro-Brasileira, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Especialização PROEJA) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais. Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei (Licenciatura e Bacharelado). Cursando Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rei . Atualmente participa do grupo de pesquisa AVA-CEFET-MG . Atuou como tutora do curso Especialização em Educação Empreendedora (2013/2014), Especialização em Educação Empreendedora (2011/2012/2013) e do curso de capacitação de docentes e gestores de Relações Étnico-Raciais (2009/2010) todos pela Universidade Federal de São João del Rei, trabalhou como tutora no curso de Especialização em Gestão e Docência em EaD pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012/2013), trabalhou como tutora no curso Melhor Gestão, Melhor Ensino - Curso 3 Aprofundamento de Conteúdos e Metodologias Língua Portuguesa oferecido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza" - SEEP/GIS .Trabalhou para as redes privada, estadual e pública de ensino e como instrutora em Festival de Inverno.

Patrick Medeiros de Jesus, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Matemática / Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é 2º Sgt PM - Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de defesa, com ênfase em SEGURANÇA PUBLICA, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança Pública. Experiência como Professor em Escolas Públicas e Particulares, lecionando as disciplinas: Matemática, Estatística e Física. Pós-Graduação em Direitos Humanos na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Mestrando em Educação Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Reinaldo Ríchardi Oliveira Galvão, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Pará de Minas (2008), e pós-graduado em Sistemas de Telecomunicações pela PUC-Minas. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Infra-estrutura, Sistemas Operacionais, Software Livre, Redes de Computadores, Segurança da Informação e Editoração Eletrônica. Professor e Coordenador de Cursos Técnicos na área de informática e eletrônica; Atualmente trabalha com consultoria e Infraestrutura em Tecnologia da Informação e aluno regular no Curso de Mestrado de Educação Tecnológica do CEFET-MG (em conclusão) e como coordenador do curso de Tecnologia da Informação do PRONATEC em Pará de Minas.

Downloads

Publicado

2014-07-07

Edição

Seção

Artigos