Projeto Todos Contra o Bullying: práticas de leitura e escrita hipertextual por alunos do ensino fundamental

Autores

  • Simone da Costa Lima Professora de Informática Educativa do Colégio Pedro II – RJ / Doutoranda do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ
  • Raquel Cristina de Souza e Souza Professora de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II – RJ / Doutoranda do Programa de Letras Vernáculas - Literatura Brasileira - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p21

Palavras-chave:

Multiletramento, NTICs, Projetos de autoria

Resumo

A ampla expansão das redes de comunicação eletrônica – a Internet – vem causando impactos profundos na sociedade, principalmente na forma com que as pessoas processam a informação e constroem o conhecimento. Como a linguagem disponibilizada no ambiente on-line é centrada na forma escrita, o conceito de texto tem sido amplamente modificado – hipertexto, hipermídia, multimídia. Em função do exposto, cabe à escola desenvolver práticas pedagógicas que atendam às demandas da sociedade atual, propiciando aos alunos a aquisição de diferentes tipos e camadas de letramento. Este trabalho relata uma experiência realizada com seis turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública federal no Rio de Janeiro. Inspirado pela leitura do livro Todos contra Dante, em que o autor Luís Dill se baseia em fatos reais para criar literatura, cada aluno selecionou um caso real de bullying noticiado na mídia, criou murais on-line de recortes das notícias sobre o caso e elaborou um texto em primeira pessoa se colocando no lugar da vítima. Esse texto foi publicado em um microblog, que, assim como os murais, foi produzido com a ferramenta Padlet.  Todos os trabalhos foram organizados em um ambiente do Google Sites, de forma que circulassem socialmente e cumprissem objetivos comunicativos reais. Os resultados da experiência realizada evidenciam que o uso pedagógico das TICs, além de propiciar o multiletramento dos alunos, permitiu que estes refletissem sobre um conflito real e modificassem suas atitudes no ambiente escolar. 

Biografia do Autor

Simone da Costa Lima, Professora de Informática Educativa do Colégio Pedro II – RJ / Doutoranda do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ

É doutoranda do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ (2008) e especialista em Informática Educativa pela Universidade Castelo Branco (2004). Licenciada em Português-Inglês pela Faculdade de Letras da UFRJ (1991), atualmente é professora de Informática Educativa do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de alfabetização das classes iniciais e no ensino de Inglês para toda a Educação Básica - Ensino Fundamental e Médio. Também já trabalhou em cursos livres. Seus interesses de pesquisa são: leitura instrumental, alfabetização tecnológica, letramento digital e formação do professor para o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. 

Raquel Cristina de Souza e Souza, Professora de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II – RJ / Doutoranda do Programa de Letras Vernáculas - Literatura Brasileira - UFRJ

É bacharel e licenciada em Letras:Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005 e 2007, respectivamente). Possui mestrado em Literatura Brasileira (2008) e especialização em Literatura Infantil e Juvenil (2011) pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda do Programa de Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora de língua portuguesa e literaturas no Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Ensino de Língua e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção brasileira contemporânea, literatura infantil e juvenil, práticas de leitura e escrita no Ensino Fundamental.

Referências

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Publicado

2015-07-30

Edição

Seção

Artigos