Blog literário: alguns comentários
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p420Resumo
Se o conceito de literatura é marcado por discussões e reformulações ao longo da história, parece-nos importante partir da ideia que “as escritas de si” presentes na pós-modernidade apontam para a revisão de algumas noções a respeito do ficcional e da literariedade presentes em textos que são veiculados na internet, especificamente o blog. A escrita de autoria feminina, tradicional espaço de expressão subjetiva recolhida muitas vezes apenas em diários íntimos, encontrou na internet um meio para fazer ecoar vozes antes silenciadas devido à condição da mulher na sociedade e, portanto, também terá destaque dentre os assuntos aqui discutidos, ao lado de reflexões sobre a canonicidade de textos e da configuração do blog como espaço de autorreferencialidade e de publicidade da escrita literária.
Referências
ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Unesp, 2006.
ARFUCH, Leonor. “(Auto)biografía, memoria e historia”. Clepsidra. Revista Interdisciplinaria de Estudios sobre Memoria 1 (marzo 2014): p. 68-81.
CORRÊA, Regina M. A. “De Anjos Virtuais e Reais: Mistificação, Paranoia ou uma Questão Cultural?” In: CORRÊA, A. A.(org) Ciberespaço: mistificação e paranoia. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. de Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KERMODE, Frank. “Institutional Control of Interpretation,” Salmagundi 43 (1979): p. 72–87.
LAKOFF, Robin. Linguagem e lugar da mulher. (1973) In: Linguagem, gênero, sexualidade: clássicos traduzidos / Robin Lakoff... [et al.]; Ana Cristina Ostermann, Beatriz Fontana (tradução e organização). São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
LOBO, Luiza. Segredos públicos: os blogs de mulheres no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
PERRONE-MOISÉS, L. Altas Literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
SARTRE, Jean-Paul. O que é literatura? Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 2004.
SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.