Gabriella Infinita: uma perspectiva da história e da cultura da Colômbia através da literatura eletrônica

Autores

  • Perla Sassón-Henry United States Naval Academy, Annapolis, Maryland, United States of America and Hermeneia Research Group.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p46

Palavras-chave:

Hipermídia, Literatura Eletrônica, Colômbia, Guerra, Contracultura

Resumo

Gabriella Infinita é um marco da literatura latino-americana digital do autor colombiano Jaime Alejandro Rodríguez Ruiz. É um "romance hipermídia" em espanhol que foi originalmente escrito e publicado como um romance tradicional, impresso em 1994, para mais tarde se tornar um hipertexto e um romance hipermídia. Como uma peça literária, Gabriella Infinita é um excelente exemplo de literatura latino-americana. Ela traz à tona os assuntos que têm sido comuns a muitos países latino-americanos, tais como uma guerra civil, conflitos de guerrilha, repressão, liberdade de expressão, medo e exílio. Também destaca o fascínio da América Latina com os Estados Unidos e os movimentos de contracultura da década de 1970. Este ensaio explora como o escritor colombiano Jaime Alejandro Rodríguez Ruiz usa as várias modalidades das novas mídias em seu hipermídia Gabriella Infinita para fornecer uma melhor compreensão da cultura e da história colombiana.

Biografia do Autor

Perla Sassón-Henry, United States Naval Academy, Annapolis, Maryland, United States of America and Hermeneia Research Group.

Perla Sassón-Henry is Associate Professor at the United States Naval Academy, where she teaches Spanish language, literature and culture.

Publicado

2015-07-30

Edição

Seção

Artigos