Sobre "fim da arte", "percepção digital" e vagalumes

Autores

  • Alexandre Siqueira de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2018v14n1p40

Palavras-chave:

Fim Da Arte, Era Digital, Percepção, Vagalumes

Resumo

Teorias sobre o fim da arte, reflexões sobre as metamorfoses da percepção e uma figura poético-literária articulam-se com o objetivo de propor alguns olhares sobre arte e percepção na contemporaneidade. Mortes e permanências, apocalipses e sobrevivências constroem a dialética deste trabalho. Dividido em três partes, como sugere seu título, toma-se como denominador comum teórico o pensamento de Walter Benjamin, expresso em seu conhecido texto sobre a reprodutibilidade técnica. Os vagalumes surgem, entre incertezas e desconfortos, como metáfora – trazida por Pier Pasolini e retomada por Georges Didi-Huberman – de uma certa força vital/sexual criadora, para uns persistente e transformadora, para outros peremptoriamente extintas. Entre posturas extremas, toda uma gama de constatações, expectativas e prognósticos sobre arte e percepção.

Biografia do Autor

Alexandre Siqueira de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Artes/Música pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Paris-Sorbonne (cotutela), Mestre em Musicologia pela Universidade de Toulouse II e Bacharel em Música (piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou, em 2015, estágio de pós-doutorado em Artes na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Em sua atuação como pianista, apresentou-se em diversas salas de concerto no Brasil, na França e em Portugal, foi vencedor do V Concurso Nacional Souza Lima, em São Paulo, solista da Orquestra Sinfônica da UFRJ e da Orquestra de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música. Como professor, atuou/atua nas áreas de Educação Musical, Estética, História da Arte, Piano, Música de Câmara, entre outras, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em sua atividade como pesquisador, transitou/transita por temáticas da Estética, da Poética, da Teoria da Arte, das relações música-artes visuais e arte-ciência, entre outros campos de interesse. Atualmente é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES. É líder do grupo de pesquisa ?Núcleo de Investigações Poéticas? (NIP), juntamente com Rodrigo Ribeiro Barreto, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Na trajetória acadêmica foi orientado pela artista multimídia Rosangela Leote, pelos pianistas Eduardo Monteiro e Sonia Goulart e pela pesquisadora Michèle Barbe. Foi articulista cultural e colaborador do site e da revista Carta Capital. É autor do livro, publicado na França, Rencontre des arts (Harmattan, 2015).

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos