Di(per)versões Eletrônicas - "Tô sem ideias"

Autores

  • Patrícia Ferreira da Silva Martins SESI/SENAI, Brasil

Resumo

Di(per)versões Eletrônicas (2005) é um projeto realizado “a seis mãos” pelo escritor e doutor em Letras e Linguística, Wilton Moreira, pelo artista gráfico Frederico Martins e pela artista plástica e doutora em Letras e Linguística Patrícia Ferreira. Trata-se de uma instalação criada a partir da seleção de poemas do Wilton Moreira e imagens de Patrícia Ferreira. Frederico organizou tudo, fazendo colagens digitais utilizando programas como Photoshop e CorelDraw. A partir dessa primeira junção todos ficaram livres para subverter a obra do outro e onde reside a “per-versão”. Cada colagem digital sofreu inúmeras intervenções até chegar em sua versão final. No total foram realizadas 44 imagens.


Para a instalação foram utilizados dois suportes de exibição: o computador e o cartaz. O cartaz consiste na impressão em alta qualidade das imagens e cujas dimensões giram em torno de um metro quadrado. Para o computador todos os poemas foram reunidos numa apresentação de slides a ser navegada pelo receptor. O projeto foi arrolado na antologia da poesia digital brasileira, de Jorge Luiz Antonio, como anexo no livro Poesia Eletrônica: negociações com os processos digitais, de 2008.

Biografia do Autor

Patrícia Ferreira da Silva Martins, SESI/SENAI, Brasil

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (1999) e doutorado em Letras e Lingüística também pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atualmente é professora do ensino médio articulado SESI/SENAI. Tem experiência nas áreas de Letras e Artes Visuais, com ênfase em Poéticas da Modernidade e Cultura Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia digital, poesia visual, poesia brasileira contemporânea e poéticas visuais

Downloads

Publicado

2013-07-11

Edição

Seção

Criações Digitais