Sonoridades em meio digital
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p355Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o fato de que o meio digital permite aos indivíduos produzir, compartilhar e receber arquivos sonoros. O fenômeno representa uma transformação significativa nas experiências sensoriais na vida cotidiana, quando comparado com a cultura de impressão. No meio digital, entre a palavra escrita em textos e hipertextos estão disponíveis arquivos auditivos e audiovisuais . Este artigo aborda os arquivos de áudio porque eles ativam um sentido distinto da visão: a audição. Qual é o impacto real da possibilidade de troca de sons entre os indivíduos que não compartilham as mesmas condições espaço-temporais? Esta é a pergunta que atravessa o artigo. No entanto, nosso objetivo não é respondê-la, mas levantar um conjunto de problematizações que possam auxiliar pesquisas futuras.Referências
ALMEIDA, Tereza Virginia de. A voz no arquivo digital. Texto digital, vol. 9, n. 2, Florianópolis, 2011, p. 20-34.
CAVARERO, Adriana. Vozes plurais. Tradução de Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
DOLAR, Mladen. A voice and nothing more. Cambridge, MIT Press, 2006.
DOLAR, Mladen. Six lessons on voice and meaning In: In: TRUMMER, Thomas. Voice&Void. Connecticut: The Aldrich Contemporary Art Museum, 2007
NANCY, Jean-Luc. Listening. Tradução de Charlotte Mandell. New York: Fordham University Press, 2007.
NEUMARK, Norie. Doing things with voices. In: NEUMARK, Norie. Vocal aethetics in digital art and media. Cambridge: the MIT Press, 2010. s
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2ª edição, São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.