Gabriella Infinita: uma perspectiva da história e da cultura da Colômbia através da literatura eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p46Resumo
Gabriella Infinita é um marco da literatura latino-americana digital do autor colombiano Jaime Alejandro Rodríguez Ruiz. É um "romance hipermídia" em espanhol que foi originalmente escrito e publicado como um romance tradicional, impresso em 1994, para mais tarde se tornar um hipertexto e um romance hipermídia. Como uma peça literária, Gabriella Infinita é um excelente exemplo de literatura latino-americana. Ela traz à tona os assuntos que têm sido comuns a muitos países latino-americanos, tais como uma guerra civil, conflitos de guerrilha, repressão, liberdade de expressão, medo e exílio. Também destaca o fascínio da América Latina com os Estados Unidos e os movimentos de contracultura da década de 1970. Este ensaio explora como o escritor colombiano Jaime Alejandro Rodríguez Ruiz usa as várias modalidades das novas mídias em seu hipermídia Gabriella Infinita para fornecer uma melhor compreensão da cultura e da história colombiana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.