Questões de gênero na política. Marcas e Performances em se tratando de gênero nos textos de campanha eleitoral dos(as) deputados(as) da Quinta República Francesa (1958-2007)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2016v13n1p74Resumo
A questão do gênero é aqui abordada a partir de um corpus de 511.166 ocorrências, que integra todas as declarações programáticas das candidatas (eleitas) e uma parte significativa das declarações dos candidatos (eleitos) para a Assembleia Nacional francesa durante a Quinta República, que começa em 1958 com o Presidente Charles de Gaulle. A autora discorre sobre os fundamentos teóricos e históricos que determinaram as suas escolhas e, para a comparação entre as declarações das mulheres e dos homens, apela para os recursos metodológicos igualmente fundamentados da logometria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.