A paternidade de Madalena: um estudo de caso de atribuição de autoria
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2016v13n1p47Resumo
Este é estudo de caso de atribuição de autoria, cujo objeto é o conto Madalena publicado no periódico A marmota, no Rio de Janeiro, em 1859. A causa da controvérsia sobre a autoria começou pelo fato de Machado de Assis e Manuel Duarte Moreira de Azevedo, ambos colaboradores do jornal à época, utilizarem a mesma assinatura, M. de A. em seus textos. Nosso estudo é baseado na estatística textual e utiliza o programa Hyperbase. Adotamos uma metodologia que combina técnicas e cálculos a fim de abranger o maior número de variáveis focadas nas características estruturais do corpus. Após o estudo comparativo de 37 gráficos e análises em árvore, relativos a um corpus formado por cinco bases de dados, com contos e romances, constatamos que a maioria deles aponta para Moreira de Azevedo como o provável autor de Madalena.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.