A maleabilidade das imagens digitais e a visualidade rastreável
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p140Resumo
O substrato informacional das imagens digitais, a par da conectividade global, introduz novas dinâmicas que, além de derivações formais e discursivas, evocam um efeito de rede. Tais possibilidades de transcodificação, combinação e fluxo, aplicam-se aos diversos domínios da sociedade, incluindo as metodologias de estudo do visual. Com base em conceitos e exemplos, que cruzam arte, ciência e tecnologia, o artigo aborda como a mediação digital, assente em sistemas computacionais e em inteligência artificial utilizados como amplificação, técnica e estética, consolida o regime de visualidade contemporâneo, produto da sinergia entre o olhar humano e a visão artificial. Este estudo insere-se no âmbito da investigação doutoral em arte multimédia, com vista a desenvolver um modelo participativo de visualização de memórias coletivas.Referências
ACKER, Amelia; CLEMENT, Tanya. Data Cultures, Culture as Data - Special Issue of Cultural Analytics. Journal of Cultural Analytics, 2019. Disponível em: https://culturalanalytics.org/article/11053-data-cultures-culture-as-data-special-issue-of-cultural-analytics. Acesso em: 22 set. 2020.
BERRY, David (Ed.). Understanding Digital Humanities. New York: Palgrave Macmillan, 2012.
BERRY, David. The computational turn: thinking about the digital humanities. Culture Machine, v. 12, 2011. Disponível em: https://sro.sussex.ac.uk/id/eprint/49813/1/BERRY_2011-THE_COMPUTATIONAL_TURN-_THINKING_ABOUT_THE_DIGITAL_HUMANITIES.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.
BLAS, Zach. Informatic Opacity. In: HERBST, Marc (ed.). eJournal of Aesthetics and Protest, n. 9, 2014. Disponível em: http://www.joaap.org/issue9/zachblas.htm. Acesso em: 22 set. 2020.
CARD, Stuart; MACKINLAY; Jock; SHNEIDERMAN, Ben. Readings in information visualization: using vision to think. Morgan Kaufmann, 1999.
CRARY, Jonathan. Techniques of the observer: on vision and modernity in the nineteenth century. Cambridge: The MIT Press, 1999.
CRARY, Jonathan. 24/7 Late Capitalism and the Ends of Sleep. London, New York: Verso, 2013.
DIJCK, José Van. Foreword. In: SCHÄFER, Mirko Tobias; ES, Karin van (eds.). The Datafied Society. Studying Culture through Data. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2017. p. 55-68. Disponível em: http://oapen.org/download?type=document&docid=624771. Acesso em: 22 set. 2020.
DRUCKER, Johanna. Graphesis: Visual knowledge production and representation. 2011. Disponível em: http://peterahall.com/mapping/Drucker_graphesis_2011.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.
ERNST, Wolfgang. Digital Memory and the Archive. Minneapolis, London: University of Minnesota Press, 2013.
ES, Karin van; SCHÄFER, Mirko Tobias. Introduction. New Brave World. In: SCHÄFER, Mirko Tobias; ES, Karin van (eds.). The Datafied Society. Studying Culture through Data. Amsterdam: Amesterdam University Press, 2017. p. 55-68. Disponível em: http://oapen.org/download?type=document&docid=624771. Acesso em: 22 set. 2020.
FAROCKI, Harun. Phantom Images. Public, v. 29, 2004. p. 12-22. 2004. Disponível em: https://public.journals.yorku.ca/index.php/public/article/download/30354/27882. Acesso em: 22 set. 2020.
FERNANDES, Marta. Visualização de Informação em Arquivos Visuais Digitais. Contributos do Design na consolidação de um léxico visual para a criação de arquivos visuais em jornais digitais online. Tese (doutorado). Lisboa: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, 2016.
FLORES, Victor. A Imagem Técnica e as suas Crenças. A Confiança Visual na Era Digital. Lisboa: Veja, 2012.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
FLUSSER, Vilém. O Universo das imagens técnicas. Elogio da Superficialidade. Coimbra: Annablume, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012
FOSTER, Hal (ed.). Vision and Visuality, Discussions in Contemporary Culture. Seattle: Bay Press, 1988.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Nascimento da Prisão. Petrópolis, Brasil: Editora Vozes Lda., 1991.
GIANETTI, Claudia. Estética Digital. Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Lisboa: Nova Veja, 2012.
GODDEMEYER, David; STEFANER, Moritz.; BAUR, Dominikus; MANOVICH, Lev. Case Study - On Broadway. In: SCHÄFER, Mirko Tobias; ES, Karin van (eds.). The Datafied Society. Studying Culture through Data. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2017. p. 69-73. Disponível em: http://oapen.org/download?type=document&docid=624771. Acesso em: 22 set. 2020.
LEON, Harmon. How to Combat the Sinister Role Deepfakes Will Play in the Election. Observer, 2019. Disponível em: https://observer.com/2019/06/deepfakes-combat-2020-elections/. Acesso em: 22 set. 2020.
MANOVICH, Lev. AI Aesthetics. 2018. Disponível em: http://manovich.net/content/04-projects/153-ai-aesthetics/manovich.ai_aesthetics_2018.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.
MANOVICH, Lev. Can We Think Without Categories? 2018a. Disponível em: http://manovich.net/content/04-projects/105-can-we-think-without-categories/manovich_can_we_think_without_categories_09_14_2018.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2001.
MANOVICH, Lev. Media Visualization: Visual Techniques for Exploring Large Media Collections. 2011. Disponível em: http://manovich.net/content/04-projects/069-media-visualization-visual-techniques-for-exploring-large-media-collections/66-article-2011.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.
MANOVICH, Lev; DOUGLASS, Jeremy. Visualizing Temporal Patterns in Visual Media. 2009. Disponível em: http://manovich.net/content/04-projects/061-article-2009/58-article-2009.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.
MANOVICH, Lev. Cultural Analytics, Social Computing and Digital Humanities. In: SCHÄFER, Mirko Tobias; ES, Karin van (eds.). The Datafied Society. Studying Culture through Data. Amsterdam: Amesterdam University Press, 2017. p. 55-68. Disponível em: http://oapen.org/download?type=document&docid=624771. Acesso em: 22 set. 2020.
MINTZ, André. Visão computacional e visualidades contemporâneas: composições do ver e do visível entre a técnica, a ciência e a arte. Dissertação (mestrado). Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2015.
MINTZ, André. Visualidades Computacionais e a Imagem-Rede: reapropriações do aprendizado de máquina para o estudo de imagens em plataformas online. Tese (doutorado). Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2019.
TAIGMAN, Yaniv; YANG, Ming; RANZATO, Marc’Aurelio; WOLF, Lior. DeepFace: Closing the Gap to Human-Level Performance in Face Verification. Proceedings of the IEEE Computer Society Conference on Computer Vision and Pattern Recognition. 2014. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=6909616. Acesso em: 22 set. 2020.
WHITELAW, Mitchell. Generous Interfaces for Digital Cultural Collections. Digital Humanities Quarterly, v. 9, n. 1. 2015. Disponível em: www.digitalhumanities.org/dhq/vol/9/1/000205/000205.html. Acesso em: 22 set. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ana Velhinho, Victor dos Reis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.