Processos de comunicação e interação mediática

o caso do anão sobre os ombros do gigante

Autores

  • Bruno Mendes da Silva CIAC/UAlg (Portugal)
  • Susana Costa Universidade do AlgarveCIAC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p290

Palavras-chave:

Filme interativo. Tempo. Comunicação. Media digitais. Narrativa interativa

Resumo

O tempo e as suas possíveis relações com o cinema e com a literatura são o fio condutor deste artigo. Os processos psicossomáticos podem proporcionar-nos diferentes sensações e, consequentemente, diferentes percepções relativas à passagem do tempo, ganhando, no suporte cinematográfico, um potencial de experimentação eminente. Este fenómeno pode incentivar a passagem do espetador de um plano extradiagético para um plano intradiagético, conferindo-lhe um papel ativo na construção da narrativa. No entanto, este potencial não é exclusivo do filme interativo e já tinha sido trabalhado na literatura, por autores como Jorge Luís Borges e Italo Calvino.

Biografia do Autor

Bruno Mendes da Silva, CIAC/UAlg (Portugal)

Investigador do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) atualmente em Pós-doc (Cinema interativo)

Diretor da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve.

Doutorado em Literatura/Literatura Comparada/Literatura e Cinema pela Universidade do Algarve.

Realizador e Produtor da TDM, Macau/China (com documentários exibidos na RTPi e na TV5/França) entre 1995/2000.

Presença nos festivais internacionais Fresh (Bangkok), LOOP (Barcelona) e Dokanema (Maputo), Fuso (Lisboa), Festival de la Imagen (Manizales/Colômbia) e Ecologias Digitales (Madellin/Colômbia).

 

Susana Costa, Universidade do AlgarveCIAC

Susana Costas graduated in Marine Sciences (specialty: Geosciences) by the University of Vigo in 2000 where she started her research career and contributed for the future management of the Atlantic Islands of Galiza National Park. She initiated her PhD in 2002 in Coastal Geosciences at the University of Vigo, Spain, where she was granted with a fellowship founded by the University. After concluding her PhD, she was awarded with a Post-doctoral Fulbright Scholarship at the International Hurricane Research Center during 2007 (Florida International University, Miami, USA) and at Boston University (Boston, USA) during 2008. Following this postdoctoral stage, she was hired as research assistant within the Ciência Programme at UGM-National Laboratory of Energy and Geology, Portugal, between 2009 and 2013. The next step gave her the change to work as post-doctoral researcher in the frame of a European Research Project (Resilience-Increasing Strategies for Coasts-toolKIT - RISCKIT) at CIMA-University of Algarve, Portugal. In this frame, she focused on socio-economics and on the elaboration of disaster risk reduction (DRR) measures while working within a research team that accounts with some of the best European model developers. At present, she is working as research assistant at CIMA.

Referências

CALVINO, Italo. Se numa noite de Inverno um viajante. Lisboa: Editorial Teorema, 2002

CALVINO, Italo. Eremita em Paris: páginas autobiográficas. Tradução Roberta Barni. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

CAVALLARO, Dani. The mind of Italo Calvino: a critical exploration of his thought and writings. Jefferson: McFarland & Company, 2010.

MANOVICH, Lev. Software takes command. New York: Bloomsbury, 2013.

SILVA, B. M., Neblina: notas sobre o projeto Os caminhos que se bifurcam. Revista Texto Digital, v.9, n. 2, dez. 2013. DOI: 10.5007/1807-9288.2013v9n2p3.

WEISS, Beno. Understanding Italo Calvino. Columbia: University of South Carolina Press, 1993.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

LE POIDEVIN, Robin. Perception and Time. In Mohan Matthen (ed.). Oxford Handbook of the Philosophy of Perception. Oxford: Wiley-Blackwell, Jul. 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-22