As artes digitais e seu amplo campo

Autores

  • Pablo Gobira Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

Editorial da revista Texto Digital, v. 18, n. 1, 2022.

Biografia do Autor

Pablo Gobira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor da Escola Guignard (UEMG), do PPGArtes (UEMG) e do PPGGOC (UFMG). Coordenador de Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais, Educação e Artes da FAPEMIG (2019-2022). Pesquisador Produtividade (CNPq). Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (IBICT/MCTI). Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://labfront.tk]. Escritor e editor dos livros: Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas (LPF, 2021); Jogos digitais: suas realidades lúdicas e múltiplas (LPF, 2021); A memória do digital e outras questões das artes e museologia (EdUEMG, 2019), Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia (EdUEMG, 2018), Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas (EdUEMG, 2017), Refletindo sobre a cultura (EdUEMG, 2017), Jogos e sociedade (Crisálida, 2012), Walter Benjamin Lado B (Crisálida, 2011) dentre outros livros e artigos. Pesquisador dos grupos: Estudos e Práticas de Preservação Digital e Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros. Atua: na curadoria, criação e produção no campo da cultura, artes digitais, ciências e jogos digitais; como professor em cursos de fronteira como o Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas (UFMG, UEMG, UFV), Teatro em Movimento Digital (Rubim, UEMG, UFMG); curadoria de bienal, exposições e residências artísticas. É coordenador do Programa Institucional de Extensão (UEMG) Direitos à Produção e ao Acesso à Arte e à Cultura.

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Publicado

2022-05-02