Leitura distante: métodos digitais e análise literária
Resumo
Ainda pouco difundido entre os estudiosos de literatura em meio digital, o conceito de leitura distante, cunhado por Franco Moretti (2008), mas anterior a ele, ganha, com esta edição da Revista Texto Digital, a possibilidade de maior difusão entre os pesquisadores, ou, ao menos, entre aqueles que são leitores de textos escritos em Língua Portuguesa.
A utilização de ferramentas computacionais como auxiliadoras na análise de obras literárias, principalmente em se tratando de quantidade difícil de ser feita por meio da close reading, não é exatamente nova. Já há algum tempo, pelo menos desde os anos 40 do século passado, com os trabalhos de Roberto Busa, a união entre sistemas de computadores e textos literários tem sido realizada.
Se é fato que não é de hoje que se faz leitura distante (distant reading) – como nos asseguram os estudos estilométricos, por exemplo, muito mais antigos do que o surgimento dos computadores –, é fato que o conceito desenvolvido por Moretti possui a vantagem de poder abarcar as diversas metodologias de análise de textos (literários ou não) em formato eletrônico. Nesse sentido, a chamada para este volume da Texto Digital pretendeu reunir trabalhos que, com o auxílio de ferramentas computacionais das mais variadas possíveis e com abordagens metodológicas também heterogêneas, pudessem contribuir para o crescimento das Humanidades Digitais no Brasil e dos métodos digitais de análise literária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Emanoel Pires de Assis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.