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um estudo sobre Alternate Reality Games

Autores

  • Gabriela Pirotti Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e98683

Palavras-chave:

Alternate Reality Games, Mundos possívels, Cultura de convergência

Resumo

Alternate Reality Games – comumente abreviados como ARGs – surgiram na primeira década do século XXI. A principal característica desses jogos é sua intenção de se apresentarem como histórias reais, negando que qualquer aspecto de suas narrativas seja ficcional. Dessa forma, a eficácia deste gênero com frequência depende da habilidade da narrativa de disfarçar os limites entre ficção e realidade. Em vista dessas observações, este artigo busca identificar as ferramentas utilizadas pelos ARGs para criar histórias que simulem a realidade; a análise busca compreender como a simulação de realidade nos ARGs engaja comunidades em diversas plataformas de redes sociais, por vezes até avançado para fora do espaço virtual. Para realizar tal investigação, esse estudo descreve características comuns do gênero, brevemente revisando a história de ARGs como descrita por Garcia and Niemeyer (2016). Como apoio teórico para compreender como os jogos simulam a realidade, os estudos de McLane’s (2007) e Aufderheide’s (2007) sobre as convenções do gênero documentário são mencionadas. Um ARG iniciado em 2018 chamado “AshVlogs/i-know-where-she-is” é analisado para exemplificar algumas características do gênero estudado, aprofundando a discussão sobre as possibilidades de textos como ARGs de criarem intersecções entre ficção e realidade.

Biografia do Autor

Gabriela Pirotti Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Sociedade, (inter)textos literários e tradução nas Literaturas Estrangeiras Modernas. Sua pesquisa atual se centra na autora galesa Margiad Evans e questões de identidade e pertencimento. Sua dissertação de mestrado tinha como corpus a obra medieval Y Mabinogi, analisada em relação a questões de identidade cultural. Possui experiência de pesquisa na área de Literaturas de Língua Inglesa, trabalhando com a obra do autor galês Geoffrey de Monmouth junto ao projeto Sociedade, História e Memória nas Literaturas de Língua Inglesa.

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Publicado

2024-09-03