Reflexões sobre a cegueira na Cultura Digital: parafraseando José Saramago

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e99663

Palavras-chave:

Cultura Digital, Literatura, Byung-Chul Han, José Saramago

Resumo

As tecnologias digitais transformaram o modo como as pessoas passaram a se organizar e a se comunicar atualmente, influenciando diversas áreas do conhecimento e o que é produzido na e pela cultura digital. Entretanto, os webconsumidores vivem as consequências do que poderia ser considerado prejudicial às relações sociais de nosso tempo, os excessos. Nessa perspectiva, o romance alegórico Ensaio sobre a cegueira (1995), de José Saramago, apresenta uma cegueira branca que afetou uma cidade inteira. Essa cegueira representaria, na concepção criativa do escritor português, o excesso de razão, cujo resultado seria a insensibilização das pessoas. Poderíamos, então, considerar que Saramago estaria, por meio dessa narrativa, prevendo um desenvolvimento caótico para a sociedade pós-moderna ou apenas expressando uma visão pessimista a respeito da humanidade? Objetivamos tecer um diálogo entre algumas ideias apresentadas no livro Ensaio sobre a cegueira e aspectos do contexto digital contemporâneo, e refletir sobre as interações interpessoais nas mídias digitais à luz da alegoria saramaguiana e de estudiosos do meio digital. Para tanto, recorremos à pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, cujo aporte teórico baseia-se nos estudos de Fisher (2023), Hissa e Araújo (2021), O’Neil (2020), Bridle (2019) e Han (2015). Mediante as análises realizadas, obtivemos como resultados a percepção de que a cegueira da razão, apresentada neste romance, assemelha-se aos excessos produzidos no contexto digital. Estes excessos podem levar ao adoecimento dos usuários e à falta de alteridade. Concluímos que, em contraposição a essa situação, faz-se necessária a “pedagogia do olhar”, proposta por Han (2015).  

Biografia do Autor

Vânia Maria Castelo Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Letras - PPGL/UFPB. Mestra em Letras - UFC. Graduada em Letras - FECLESC - UECE. Professora da Educação Básica - Quixadá - CE. Membro dos Grupos de Pesquisa PROLELI e LIMEFLE.

Maria Valdenia da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Letras – UFPB. Pós-doutora em Educação - UFC. Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em História e Letras - UECE. Líder do grupo de Pesquisa LIMEFLE.

Renata Junqueira de Souza , Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Letras – UNESP. Pós-doutora na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Professora aposentada sênior da UNESP/Presidente Prudente. Fundou e coordenou o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" (1992 - 2022). Professora colaboradora no PPGL – UFPB. Líder do grupo de Pesquisa PROLELI.

Referências

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Publicado

2024-09-03