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Os audiolivros no centro da produção midiática e literária brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e99861

Palavras-chave:

Audiolivros, Mídia, Letramento, Mercado editorial, Remidiação

Resumo

O presente artigo aborda a relevância dos audiolivros como ferramenta midiática e cultural, apontando para seu papel na promoção do letramento literário e na inclusão no universo da literatura. Discute-se a literariedade dos audiolivros, ressaltando sua importância no contexto institucionalizado da literatura. A pesquisa aponta para uma "revolução silenciosa" promovida pelos audiolivros, evidenciando seu crescimento de popularidade e seu impacto no mercado editorial no Brasil e no exterior. Além disso, enfatiza a necessidade de difundir práticas de letramento viando o aumento no público leitor, sendo uma importante forma de proporcionar novas formas de acesso à leitura, especialmente a literária. Conclui-se que os audiolivros têm potencial para potencializar as práticas de letramento no ensino, ampliando o acesso à literatura e promovendo uma leitura mais acessível e alinhada com a produção midiática e tecnológica contemporânea.

Biografia do Autor

Anderson Amaral de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor do curso de Letras Português e Inglês da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduado em Letras: Língua Inglesa e Respectivas literaturas pela UNIJUÍ (2009), mestre e doutor em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011 e 2020). Atua como coordenador do projeto de extensão Traças digitais: Audiolivros para formação de leitores, professores e comunidade. Project manager do programa English Teaching Assistant (ETA) Fulbright/Capes. Possui interesses de pesquisa na área da literatura, ensino e tecnologias. É membro do Grupo de Pesquisa Mongaba: Educação, linguagens e Tecnologias. Praticante e competidor de Jiu-jitsu brasileiro e Judô.

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Publicado

2024-09-03