O apagamento da vibrante na escrita de estudantes dos anos finais do ensino fundamental: proposta pedagógica para ativar sua consciência fonológica

Autores

  • Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2024.e100608

Palavras-chave:

Apagamento, Vibrante, Proposta pedagógica

Resumo

Este artigo aborda o fenômeno variável do apagamento da vibrante na escrita de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, evidenciando sua relevância no contexto educacional. A partir da análise de textos produzidos pelos próprios alunos, propomos estratégias pedagógicas para desenvolver sua consciência linguística por meio de atividades lúdicas, visando sensibilizá-los para a importância dos sons na escrita. Essa proposta pedagógica objetiva promover a compreensão do sistema fonológico da língua, contribuindo para o aprimoramento das habilidades linguísticas dos estudantes.

Biografia do Autor

Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Letras Lingua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com estágio de doutorado no exterior na Universidade de Lisboa. É professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha com ensino de Língua Portuguesa e desenvolve pesquisa na área de Sociolinguística. É coordenadora regional, na agência da UFSC, do Projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (VARSUL) desde março de 2017 e membro do Projeto Para a História do Português do Brasil em Santa Catarina (PHPB-SC). (Texto informado pelo autor *20/07/2019)

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Publicado

2024-12-20