Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Working Papers em Linguística?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

As contribuições devem ser encaminhadas de acordo com as seguintes diretrizes:

1. Linha editorial e política de publicação:

a) a revista publica trabalhos de diversos campos do conhecimento cujo interesse é a linguagem;

b) os trabalhos enviados não devem ter sido submetidos simultaneamente a outra revista;

c) serão aceitas contribuições nos seguintes gêneros do discurso:

artigo: inédito, resultado de pesquisa empírica e/ou de um estudo teórico de um determinado tema/problema;

ensaio: análise e discussão de um tema atual dentro de um determinado campo do saber;

retrospectiva: síntese histórico-crítica acerca do estado de um determinado campo do saber ou de um quadro teórico;

resenha: apresentação e análise crítica de livros científicos recém lançados (2 anos para publicação nacional e 4 anos para publicação estrangeira);

entrevista: entrevista cujo conteúdo seja de interesse da comunidade acadêmica e com entrevistador que se destaque no campo da pesquisa;

d) extensão dos textos, incluindo referências e anexos:

artigo, ensaio, retrospectiva e entrevista com, no mínimo, 3 mil palavras e, no máximo, 9 mil palavras;

resenha com, no mínimo, 2 mil palavras e, no máximo, 3 mil palavras;

para os textos traduzidos, observar o número de palavras indicadas para o gênero a qual o texto pertence.

2. Autoria: ser mestrando, mestre ou doutor. Graduandos ou graduados podem publicar em co-autoria com autor que preencha os requisitos.

3. Partes textuais:

a) título do texto em portuguê e em inglês; ou título do texto em inglês e em português, se o texto estiver redigido em inglês;

b) não inserir autor ou filiação;

c) resumo em português, com, no máximo, 250 palavras, elaborado de acordo com as normas da NBR6028/03, ou na língua (inglês) em que o texto está redigido;

d) palavras-chave em português (de 3 a 5), ou na língua em que o texto está redigido, com a primeira letra da palavra-chave em maiúsculo; palavras separadas entre si por ponto, sendo a última palavra seguida de ponto também (Ex.: Linguística. Estudo de caso. Produção textual.);

e) resumo em inglês para textos escritos em português; ou em português para textos escritos em inglês;

f) palavras-chave em inglês (keywords) para textos escritos em português; ou em português para textos escritos em inglês;

g) O texto está em espaço simples com 1 cm de recuo na primeira linha (não utilize a tecla Tab para primeira linha); usa uma fonte de 13-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar; com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final;

h) referências, elaboradas de acordo com as normas da NBR6023/02;

i) anexos;

j) partes textuais da resenha: referência completa da obra resenhada, nome do autor (resenhado por Fulano de TAL (instituição)), resenha da obra, referências (quando há).

4. Outras orientações:

a) as notas devem ser inseridas no rodapé; não devem ser usadas para referenciar obras;

b) as citações devem seguir as normas da NBR 10520/02:

- citações diretas (que não são paráfrases) com até 3 linhas: inseridas entre aspas duplas no parágrafo do autor; as aspas simples são usadas para indicar citação dentro de citação;

- citação com mais de 3 linhas: novo parágrafo, recuo de 4 cm à esquerda, espaço simples, fonte 11;

- supressão de partes da citação são indicadas como: [...]; - acréscimos ou comentários inseridos na citação são separados por colchetes [sssss];

- forma de citação: sistema autor-data; se o nome do autor estiver referenciado na frase citante, indica-se apenas a data entre parênteses: Saussure (1985) afirma que ... ; se o autor não aparece referenciado na frase citante, deve ser citado entre parênteses, em letras maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação (DUCROT, 1985); as páginas citadas devem ser indicadas depois da data, como nos exemplos a seguir: Saussure (1985, p. 20) afirma que...; (DUCROT, 1985, p. 25); citação de citação deve ser indicada por apud: (BAKHTIN, 1985 apud ROJO, 2006, p. 25);

c) tabelas, quadros e ilustrações: devem estar prontos e no espaço do texto onde deverão ficar; dever ser numerados a partir do número 1, com um título e com a fonte (quando extraídos de outra fonte);

d) a lista de referências somente de obras citadas; deve ser usado o sistema de ordenação alfabética ascendente; no caso de autor repetido, substituir o sobrenome por um traço equivalente a 6 espaços; quando a obra for de mais de 3 autores, indicar apenas o primeiro e usar a expressão et al.; título da obra em itálico (subtítulo em caracteres normais). 5. Exemplos de referências, de acordo com a NBR6023/02, retirados do sítio http://www.bu.ufsc.br

a) monografias no todo (livros, dicionários, dissertações, teses, congressos...):

DINA, A. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.

b) partes de monografia (capítulos de livros, verbetes,trabalhos apresentados em congressos...):

NOGUEIRA, D. P.. Fadiga. In: FUNDACENTRO. Curso de médicos do trabalho. São Paulo, 1974. v.3, p. 807-813. HALLISEY, C.. Budismo. In: OUTHWAITE, W.; BUTTOMORE, T.. Dicionário do pensamento social do século XX. Tradução de Eduardo Francisco Alves; Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. p. 47-49.

RODRIGUES, M. V. Uma investigação na qualidade de vida no trabalho. In: 13º Encontro anual da ANPAD, 1989, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte: ANPAD, 1989. p. 455-468.

c) publicações periódicas consideradas no todo (coleções, fascículos...):

TRANSINFORMAÇÃO. Campinas: PUCCAMP. 1989-1997. Quadrimestral. ISSN: 0103-3786. VEJA. São Paulo: Editora Abril, v. 31, n. 1, jan. 1998.

d) partes de publicações periódicas (artigo de revista e de jornal):

ESPOSITO, I. et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979.

OLIVEIRA, W. P. de. Judô: Educação física e moral. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 mar. 1981. Caderno de esporte, p. 7.

e) documentos eletrônicos:

O ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de redação e estilo. São Paulo, 1997. Disponível em: <http://www1.estado.com.br/redac/manual.html>. Acesso em: 19 maio 1998. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Brasília, v. 26. n.3, 1997. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 19 maio 1998.

MALOFF, J. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 18 maio 1998.

TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998. Disponível em: <http://www.oglobo.com.br/>. Acesso em: 19 maio 1998.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).

  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 13-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar; com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.

 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.

CC-by-NC icon
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.