Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar; com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • As imagens estão em formato único (.png, .jpg, .tif ou semelhantes) e inseridas no texto, não como links, e não foram criadas diretamente no editor de texto, como formas ou recortes de imagem.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos sem intervenções de ordem diagramática (sem espaços, seções ou quebras de página manuais), como descritos em Sobre > Submissões.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos).

Diretrizes para Autores

As contribuições devem ser encaminhadas de acordo com as seguintes diretrizes:

1. Linha editorial e política de publicação:

a) a revista publica trabalhos de diversos campos do conhecimento cujo interesse é a linguagem;

b) os trabalhos enviados não devem ter sido submetidos simultaneamente a outra revista;

c) serão aceitas contribuições nos seguintes gêneros do discurso:

artigo: inédito, resultado de pesquisa empírica e/ou de um estudo teórico de um determinado tema/problema;

ensaio: análise e discussão de um tema atual dentro de um determinado campo do saber;

retrospectiva: síntese histórico-crítica acerca do estado de um determinado campo do saber ou de um quadro teórico;

resenha: apresentação e análise crítica de livros científicos recém lançados (2 anos para publicação nacional e 4 anos para publicação estrangeira);

entrevista: entrevista cujo conteúdo seja de interesse da comunidade acadêmica e com entrevistador que se destaque no campo da pesquisa;

d) extensão dos textos, incluindo referências e anexos:

artigo, ensaio, retrospectiva e entrevista com, no mínimo, 3 mil palavras e, no máximo, 9 mil palavras;

resenha com, no mínimo, 2 mil palavras e, no máximo, 3 mil palavras;

para os textos traduzidos, observar o número de palavras indicadas para o gênero a qual o texto pertence.

2. Autoria: ser mestrando, mestre ou doutor. Graduandos ou graduados podem publicar em co-autoria com autor que preencha os requisitos.

3. Partes textuais:

a) título do texto em portuguê e em inglês; ou título do texto em inglês e em português, se o texto estiver redigido em inglês;

b) não inserir autor ou filiação;

c) resumo em português, com, no máximo, 250 palavras, elaborado de acordo com as normas da NBR6028/03, ou na língua (inglês) em que o texto está redigido;

d) palavras-chave em português (de 3 a 5), ou na língua em que o texto está redigido, com a primeira letra da palavra-chave em maiúsculo; palavras separadas entre si por ponto, sendo a última palavra seguida de ponto também (Ex.: Linguística. Estudo de caso. Produção textual.);

e) resumo em inglês para textos escritos em português; ou em português para textos escritos em inglês;

f) palavras-chave em inglês (keywords) para textos escritos em português; ou em português para textos escritos em inglês;

g) O texto está em espaço simples com 1 cm de recuo na primeira linha (não utilize a tecla Tab para primeira linha); usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar; com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final;

h) referências, elaboradas de acordo com as normas da NBR6023/18;

i) anexos;

j) partes textuais da resenha: referência completa da obra resenhada, nome do autor (resenhado por <autor> (instituição)), resenha da obra, referências (quando há).

4. Outras orientações:

a) as notas devem ser inseridas no rodapé; não devem ser usadas para referenciar obras;

b) as citações devem seguir as normas da NBR 10520/23:

- citações diretas (que não são paráfrases) com até 3 linhas: inseridas entre aspas duplas no parágrafo do autor; as aspas simples são usadas para indicar citação dentro de citação;

- citação com mais de 3 linhas: novo parágrafo, recuo de 4 cm à esquerda, espaço simples, fonte 10;

- supressão de partes da citação são indicadas como: [...]; - acréscimos ou comentários inseridos na citação são separados por colchetes [sssss];

- forma de citação: sistema autor-data; se o nome do autor estiver referenciado na frase citante, indica-se apenas a data entre parênteses: Saussure (1985) afirma que ... ; se o autor não aparece referenciado na frase citante, deve ser citado entre parênteses, não utilizar letras maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação (Ducrot, 1985); as páginas citadas devem ser indicadas depois da data, como nos exemplos a seguir: Saussure (1985, p. 20) afirma que...; (Ducrot, 1985, p. 25); citação de citação deve ser indicada por apud, em itálico: (Bakhtin, 1985 apud Rojo, 2006, p. 25);

c) tabelas, quadros e ilustrações: devem estar prontos e no espaço do texto onde deverão ficar; dever ser numerados a partir do número 1, com um título e com a fonte (quando extraídos de outra fonte);

d) a lista de referências somente de obras citadas; deve ser usado o sistema de ordenação alfabética ascendente; não utilizar underlines para autores repetidos, uma vez que esta norma foi retirada da ABNT; quando a obra for de mais de 3 autores, indicar apenas o primeiro e usar a expressão et al. (em itálico); título da obra em itálico (subtítulo em caracteres normais). 5. Exemplos de referências, de acordo com a NBR6023/18, retirados do sítio http://www.bu.ufsc.br

a) monografias no todo (livros, dicionários, dissertações, teses, congressos...):

DINA, A. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.

b) partes de monografia (capítulos de livros, verbetes,trabalhos apresentados em congressos...):

NOGUEIRA, D. P.. Fadiga. In: FUNDACENTRO. Curso de médicos do trabalho. São Paulo, 1974. v. 3, p. 807-813.

HALLISEY, C. Budismo. In: OUTHWAITE, W.; BUTTOMORE, T. Dicionário do pensamento social do século XX. Tradução de Eduardo Francisco Alves; Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. p. 47-49.

RODRIGUES, M. V. Uma investigação na qualidade de vida no trabalho. 13º Encontro anual da ANPAD, 1989, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte: ANPAD, 1989. p. 455-468.

c) publicações periódicas consideradas no todo (coleções, fascículos...):

TRANSINFORMAÇÃO. Campinas: PUCCAMP. 1989-1997. Quadrimestral. VEJA. São Paulo: Editora Abril, v. 31, n. 1, jan. 1998.

d) partes de publicações periódicas (artigo de revista e de jornal):

ESPOSITO, I. et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979.

OLIVEIRA, W. P. de. Judô: Educação física e moral. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 mar. 1981. Caderno de esporte, p. 7.

e) documentos eletrônicos:

O ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de redação e estilo. São Paulo, 1997. Disponível em: http://www1.estado.com.br/redac/manual.html. Acesso em: 19 maio 1998.

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Brasília, v. 26. n. 3, 1997. Disponível em: http://www.ibict.br/cionline/. Acesso em: 19 maio 1998.

MALOFF, J. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: http://www.ibict.br/cionline/. Acesso em: 18 maio 1998.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.