Variação linguística e ensino de gramática

Autores

  • Edair Maria Görski UFSC - Florianópolis - SC
  • Izete Lehmkuhl Coelho UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2009v10n1p73

Resumo

O objetivo deste texto é fazer algumas reflexões, a partir de pressupostos sociolinguísticos, sobre certas questões que envolvem variação e mudança linguística, com implicações diretas no ensino da língua. Discutimos os seguintes tópicos: a língua como atividade social e as variedades linguísticas; a questão da norma, do valor social das formas variantes e do preconceito linguístico; e esboçamos algumas sugestões metodológicas para o ensino de gramática, considerando a diversidade linguística e o aprimoramento da competência comunicativa dos alunos. Esses tópicos são abordados tomando como pano de fundo um contraponto entre um ensino gramatical ‘tradicional’ e o papel social da escola, conforme proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.

 

Biografia do Autor

Edair Maria Görski, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Letras pela FFCLA (1975), especialização em Lingüística Aplicada pela PUC-RS/Uruguaiana (1976), mestrado (1985) e doutorado (1994) em Lingüística pela UFRJ. Atualmente é professor adjunto iv (aposentada) da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2010-02-12

Edição

Seção

Ensaios