O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR II
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2009v10n1p33Resumo
Nos últimos anos, o ensino de textos, nas aulas de língua portuguesa, sofreu grandes transformações. Essas mudanças foram incorporadas pelo PCN de língua portuguesa e em 2009 é recomendado nas escolas o ensino de textos através da teoria de Bakhtin sobre gêneros discursivos, que analisa um texto através de sua função social, seu contexto de produção na interação dos sujeitos, suas regularidades, entre outros aspectos. Contudo, sem a formação adequada do professor, essas mudanças se tornam inócuas. Por isso, o MEC está oferecendo um curso de formação docente, GESTAR II. O presente artigo é o resultado da análise do material didático utilizado no curso, quanto à aplicação de gêneros discursivos no ensino da língua portuguesa. A análise fundamenta-se nos estudos de Marquesi (1992); Zanettin (1992); Furlanetto (2002); Biasi-Rodrigues (2002) e Antunes (2002) e na teoria de gêneros do discurso do Círculo de Bakhtin.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.