A interação entre livro didático de língua estrangeira e a formação do cidadão proposta nos PCNs - LE

Autores

  • Leonice Passarella dos Reis Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina - EAMSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2012v13n1p40

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como a questão da formação do cidadão é abordada por dois livros didáticos (LD) disponibilizados para o ensino de inglês como língua estrangeira moderna em 2011 pelo Governo Federal. A pesquisa se fundamentou nos princípios e concepções norteadores dos PCN - LE para o Ensino Fundamental. A análise dos dados angariados através de dois checklists demonstrou que (1) os dois LD fomentam o tema cidadania e (2) suas atividades promovem, em níveis diferentes, o engajamento discursivo do aprendente. Cabe à professora, professor e escola tomarem ações e práticas pedagógicas que potencializem essas atividades para a promoção mais completa da formação do cidadão, agente crítico no mundo social.

 

Biografia do Autor

Leonice Passarella dos Reis, Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina - EAMSC

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora de inglês na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, onde é também coordenadora da disciplina. Seus interesses de pesquisa incluem os seguintes temas: estragégias de aprendizagem versus dificuldades de aprendizagem de língua estrangeira, currículo, livro didático, avaliação da aprendizagem, formação de professores e o ensino de pronúncia.

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Publicado

2012-09-17

Edição

Seção

Artigos