Tempo e aspecto em construções médias e em ergativas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2008v9nespp57Resumen
Este artigo intenciona problematizar a categoria Tempo enquanto propriedade diferenciadora de construções médias e ergativas e apresentar uma descrição da categoria Aspecto para essas construções. Dessa forma, serão estudadas: a) a restrição de médias ao presente simples do indicativo – sob pena de se perder a leitura de genericidade para o agente implícito e a leitura de propriedade intrínseca disponível para o tema em posição de sujeito caso a construção se realize em outro Tempo/Modo; b) a interação Aspecto-Tempo envolvida em ambas as formações. Ao fim, conclui-se que médias e ergativas não são distanciadas pelas categorias Tempo e Aspecto; médias não estão restritas à formação no tempo verbal presente e atualizam Aspecto sempre que não realizadas neste Tempo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.