Metáfora e compreensão textual

Autores

  • Ana Cláudia Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2008v9nespp73

Resumo

Neste ensaio, abordam-se a noção de metáfora e o seu papel em textos escritos. O foco recai sobre a metáfora pedagógica, cuja função, segundo a literatura produzida a partir do final dos anos 70, é auxiliar nos processos de compreensão de informações ou construção de conhecimentos novos. O objetivo é discutir tal função, uma vez que metáforas pedagógicas constituem formas alternativas de expressar lingüisticamente idéias abstratas, consideradas distantes e/ou desconhecidas do indivíduo-receptor.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutora em Lingüística, área de concentração Psicolingüística (UFSC), Professora do Departamento de Metodologia de Ensino (CED/UFSC) e da Pós-Graduação em Estudos da Tradução (CCE/UFSC).

Downloads

Publicado

2009-04-03

Edição

Seção

Ensaios