Estudo sobre a textualização: entre a produção discente e a intervenção docente

Autores

  • Aline Cassol Daga UFSC
  • Artur de Vargas Giorgi UFSC
  • Letícia Laurindo de Bonfim UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2009v10n1p17

Resumo

Este breve artigo tem por objetivo levantar algumas questões acerca das intervenções docentes na textualização dos alunos. Assim, analisamos as intervenções feitas por duas professoras de Português nas redações de quatro alunos, à luz das teorias de Grice (1975), Charolles (1978), Beaugrande e Dressler (1981) e Halliday e Hasan (1976). O escopo dessas análises foi a tentativa de identificar, pontualmente, as possíveis bases teóricas que pautaram as correções feitas pelas docentes. Posteriormente, consideramos o observado, refletindo quanto ao que poderia ser otimizado na interação entre a produção textual dos discentes e a correção das professoras, a fim de que tais correções fossem mais produtivas e enriquecedoras.

Biografia do Autor

Aline Cassol Daga, UFSC

Concluiu em 2008 o curso de Letras-Português na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Lingüística na mesma instituição.

Artur de Vargas Giorgi, UFSC

É graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNAERP - SP). Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura (UFSC). Atualmente é mestrando em Teoria Literária pelo curso de Pós-Graduação em Literatura da UFSC.

Letícia Laurindo de Bonfim, UFSC

É graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2010-02-17

Edição

Seção

Artigos