O ensino da língua portuguesa a partir de gêneros discursivos no GESTAR II

Autores

  • Luci Schmoeller UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2009v10n1p33

Resumo

Nos últimos anos, o ensino de textos, nas aulas de língua portuguesa, sofreu grandes transformações. Essas mudanças foram incorporadas pelo PCN de língua portuguesa e em 2009 é recomendado nas escolas o ensino de textos através da teoria de Bakhtin sobre gêneros discursivos, que analisa um texto através de sua função social, seu contexto de produção na interação dos sujeitos, suas regularidades, entre outros aspectos. Contudo, sem a formação adequada do professor, essas mudanças se tornam inócuas. Por isso, o MEC está oferecendo um curso de formação docente, GESTAR II. O presente artigo é o resultado da análise do material didático utilizado no curso, quanto à aplicação de gêneros discursivos no ensino da língua portuguesa. A análise fundamenta-se nos estudos de Marquesi (1992); Zanettin (1992); Furlanetto (2002); Biasi-Rodrigues (2002) e Antunes (2002) e na teoria de gêneros do discurso do Círculo de Bakhtin.

Biografia do Autor

Luci Schmoeller, UFSC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, na área de Teoria e Análise Linguística.

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Publicado

2010-02-12

Edição

Seção

Artigos