As provas de Língua Portuguesa dos exames vestibulares da UFPR (2003-2009): o texto como objeto de estudo

Autores

  • Ana Paula Kuczmynda Silveira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2010v11n1p11

Resumo

Neste artigo, objetivamos discutir a noção de letramento e as concepções teórico-metodológicas que ancoram o trabalho com o texto, subjacentes à elaboração da prova de Língua Portuguesa do exame vestibular da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa ancorou-se nos estudos da área de Linguística Aplicada, especialmente nos estudos de letramento desenvolvidos por Street (1984) e Barton (1994); nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre a concepção sócio-histórica ideológica da linguagem e sua realidade dialógica, sobre a compreensão de texto como enunciado e de enunciado como unidade da comunicação discursiva e sobre gênero do discurso; nos estudos da Linguística Textual e nas reflexões de Geraldi (2002) sobre a prática de leitura e escrita. Os dados de pesquisa foram constituídos, principalmente, pelas provas de Língua Portuguesa de oito exames vestibulares (2002 a 2009) e pelos manuais/guias do candidato correspondentes aos mesmos processos seletivos. A pesquisa apontou a valoração emprestada à dimensão de uso da língua, tomando como conteúdos de análise, a prática de leitura e produção de textos escritos, bem como sinalizou o desejo da universidade em aferir o letramento escolar dos candidatos numa visão prospectiva, ou seja, entendendo-o como ponto de partida para um projeto de construção de conhecimentos ao longo do curso de graduação.

Biografia do Autor

Ana Paula Kuczmynda Silveira, UFSC

Universidade Fedral de Santa Ctarina

Pós-graduação em Lingüística

Área de concentração - Lingüística aplicada

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Publicado

2010-03-02

Edição

Seção

Artigos