Algumas reflexões acerca dos estudos de letramento e gêneros textuais/discursivos como possibilidades para a formação do professor de língua
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2011v12n1p87Resumen
Os processos de letramento são práticas sociais que envolvem a leitura e escrita de diferentes gêneros textuais/discursivos, a partir de sua funcionalidade em cada cultura e ocorrem informalmente, no entorno familiar, bem como em outros lugares da sociedade; e, formalmente, na escola e na universidade. Com a difusão dos estudos sobre letramento e sobre os gêneros textuais, por meio de documentos oficiais (PCN, Documentos de área das Secretarias Estaduais e Municipais) o professor de língua se vê diante de uma nova realidade adentrando as escolas. A partir dessas referências, caberia a ele organizar seu trabalho em torno de práticas de letramento com o intuito de formar indivíduos leitores e escritores capazes de agir em sociedade e de refletirem sobre a língua em uso. Assim, na sociedade grafocêntrica contemporânea nos perguntamos, qual o significado de ser professor de língua / linguagem? Para tentar responder a essa pergunta complexa, o presente artigo propõe, impulsionado pelos estudos de letramento e gêneros textuais / discursivos, reflexões acerca da identidade do professor de língua e linguagem enquanto formador de sujeitos críticos e reflexivos, por meio de abordagens que abarcam currículo e formação de professores, oralidade e escrita, multimodalidade e gêneros textuais / discursivos.
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