Edward Sapir e Mattoso Câmara Jr.: intersecções

Autores

  • Lovania Roehrig Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mailce Borges Mota Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2011v12n2p15

Resumo

O conceito de linguagem perpassa diferentes abordagens teóricas e diferentes cientistas sem ser, no entanto, consensual na Linguística. Todavia, algumas características similares acerca do fenômeno da linguagem são encontradas nas abordagens de Edward Sapir e Mattoso Câmara Jr., principalmente, por este último ter realizado traduções de duas obras de Sapir e ter convivido diretamente com grandes linguistas estruturalistas, nos Estados Unidos. O presente artigo descreve e discute algumas das principais aproximações entre as ideias de Mattoso Câmara Jr. e Sapir, que sugerem a filiação do primeiro ao segundo. A partir disso, buscaram-se os aspectos de convergência das concepções linguísticas e identificaram-se três, relacionados à (i) linguagem e pensamento, (ii) linguagem e arte e (iii) linguagem e deriva linguística.

Biografia do Autor

Lovania Roehrig Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras-Português pela Universidade de Passo Fundo- RS. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina; área de atuação: Línguíatica Teórica.

Mailce Borges Mota, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada I do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC e membro dos Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente e em Linguística na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2011-03-14

Edição

Seção

Artigos