Uma contribuição da prosódia na desambiguação de sentenças semanticamente ambíguas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2011v12n2p69Resumo
Com enfoque na interface prosódia-semântica-pragmática, este artigo discute o papel da prosódia e entoação na interpretação de sentenças semanticamente ambíguas. Nesse sentido, partimos do pressuposto de que as ambiguidades se desfazem quando inseridas em atos de fala específicos e que, nesses casos, a entoação contribui na caracterização acústica das curvas melódicas que têm necessariamente características diferentes para cada uma das possíveis interpretações de uma sentença ambígua. Assim, a partir da gravação da produção oral da frase “a Maria não (es)tá grávida de novo”, apresentamos a descrição das curvas entonacionais das três interpretações dessa sentença, as quais são: (i) a Maria nunca esteve grávida e mais uma vez não está grávida; (ii) a Maria já esteve grávida, mas não está grávida novamente; (iii) a Maria está grávida novamente. Os resultados revelaram que as curvas das três interpretações são distintas, ou seja, confirma-se a desambiguação das produções pelo viés da prosódia. Após essa análise, ainda foi realizado um teste perceptual com a finalidade de verificar se essas três interpretações da mesma sentença são facilmente identificadas quando isoladas dos contextos para os quais foram produzidas. Podemos dizer que os participantes relacionaram corretamente 84,6% dos estímulos a eles apresentados, ratificando-se mais uma vez os resultados apresentados pelas diferentes curvas de f0.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.