PESQUISA PILOTO: UMA ANÁLISE

Autores

  • Chris Royes Schardosim Doutoranda em Linguística – PPGL/UFSC Bolsista REUNI

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2011v12nespp18

Resumo

Análise de uma pesquisa piloto realizada em fase inicial de desenvol vimento no doutorado. O projeto nasceu com propósitos acadêmicos e pedagógicos, tendo como objetivo principal a análise de dificuldades que ocorrem na interlíngua escrita de estudantes de espanhol, falantes nativos da variante brasileira do português, em um curso de Licenciatura em Letras Espanhol na modalidade presencial. O estudo é feito a partir da Linguística Contrastiva (LC), tendo por base os modelos de Análise de Erros (AE) e Análise da Interlíngua (AI). A pesquisa piloto desenvolveu-se com uma proposta de produção escrita de três textos por um grupo de alunos do último semestre de língua espanhola do curso.  Os textos foram coletados em sala de aula, durante a realização de estágio docência, no primeiro semestre de 2011. Para este trabalho. serão apresentadas as análises preliminares dos dados. Espera-se que, a partir dos resultados encon trados, possa-se ter uma visão da interlíngua escrita produzida por esses alunos e uma análise dos pontos observados.

Biografia do Autor

Chris Royes Schardosim, Doutoranda em Linguística – PPGL/UFSC Bolsista REUNI

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob orientação da Prof.ª Dr.ª Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão. Mestre em Linguística (2010) pela UFSC. Licenciada em Letras Espanhol (2008) pela mesma instituição. Possui experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita e ensino-aprendizagem de português como língua materna e espanhol como língua estrangeira.Certificado pelo autor em 14/06/12

Downloads

Publicado

2011-08-08

Edição

Seção

Artigos