Uso da escrita no cotidiano: uma análise a paertir dos eventos de letramento dos quais participam três mulheres inseridas em turma de primeiro segmento da EJA

Autores

  • Rosângela Pedralli Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2012v13n1p21

Resumo

O presente artigo tem como objeto a modalidade escrita da língua no cotidiano extraescolar e escolar de adultas alfabetizandas, moradoras de Florianópolis – SC, inseridas no mercado de trabalho e participantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos – I Segmento da Prefeitura Municipal de Florianópolis. O estudo tem como objetivo compreender como se caracterizam os usos sociais da escrita no contexto extraescolar das mulheres participantes desta pesquisa. Nortearam a pesquisa as seguintes questões: Como se caracterizam os usos sociais da escrita no contextos extraescolar das alfabetizandas adultas, participantes desta pesquisa, inseridas em uma sociedade grafocêntrica? De quais eventos de letramento tais senhoras participam em seu dia-a-dia? Teoricamente, este trabalho está ancorado nos estudos de Street (1984 e 2003), Hamilton (2000), Kalman (2003), dentre outros. Este trabalho consiste em um estudo de caso do tipo etnográfico realizado com três alunas do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos de uma escola do norte da ilha do município de Florianópolis/SC. Os resultados mostram implicações conceituais relacionadas ao pragmatismo estreito e dimensão ontológica da subjetividade¸ com vistas a explicar a divisão substancial nos usos cotidianos da escrita por parte das participantes deste estudo. Além disso, pareceu-nos nodal nessa discussão acerca dos usos as questões de disponibilidade e acesso a materiais escritos.

 

Biografia do Autor

Rosângela Pedralli, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFSC

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Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigos