Um olhar sobre o muito(a) no Português Brasileiro: o caso (ou não) da ambiguidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n1p51Resumo
Neste artigo analisamos os usos do quantificador muito(a) associado ao sintagma nominal nu singular no Português Brasileiro (PB). Para isso, fazemos um paralelo com o que parece ser o quantificador plural no PB – muitos – e também seus correspondentes no inglês (much e many). Para tentar entender que tipo de comparação é realizada pelo muito(a), trazemos para a discussão o artigo de Bale & Barner (2009), mostrando que as generalizações feitas por esses autores não se aplicam aos dados apresentados. Por último, concluímos que muitos é um quantificador especializado para predicados plurais e desenvolvemos argumentos para um tratamento não ambíguo do muito no PB.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.