A representação da 2ª pessoa nas posições de complemento: o papel da categoria social
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n2p100Resumo
O presente trabalho orienta-se para o estudo da variação entre as formas do paradigma de tu e de você nas posições de complemento verbal acusativo e dativo no final do século XIX e início do XX. Nesta análise, serão levantadas as formas variantes dos pronomes de 2ª pessoa do singular nas referidas funções a fim de se verificar, de uma perspectiva diacrônica, o comportamento do paradigma de tu e de você e os fatores linguísticos e extralinguísticos que influenciam o uso das formas variantes. Para tanto, utilizamos um corpus constituído por cartas pessoais de duas famílias e um casal de noivos situados no Rio de Janeiro na época mencionada: Oswaldo Cruz, Pereira Ferraz Magalhães e Jayme e Maria. Como aparato teórico-metodológico, adotamos a sociolinguística histórica (ROMAINE, 1982; CONDE SILVESTRE, 2007; HERNÀNDEZ-CAMPOY; SCHILLING, 2012). Os resultados indicaram que a representação da 2ª pessoa do singular nas posições de complemento não segue um único paradigma no português brasileiro, apresentando variação entre as formas relacionadas a tu e a você desde a virada do século XIX para o século XX.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.